Flavia Angelini...

Meu Mundo...  Meu Ser...

Textos


A Árvore e o Homem

Diz a sabedoria popular que um homem só tem uma vida completa quando planta uma árvore, escreve um livro e tem um filho, com estes primeiros conceitos iniciamos a nossa caminhada.

Arrisco em dizer que plantar uma árvore é relativamente fácil – muito embora a realidade de muitas cidades prova o contrário pela rala vegetação – o difícil é manter uma árvore, fazê-la crescer, dar flores, frutos e nos abrigar nos momentos de carências.

Utilizo a citação acima de forma ambígua, para trazer à baila uma interpretação a nível do momento que nossa sociedade está vivendo.

A árvore enquanto simbologia é fortalecida pelas suas raízes, ou seja, nossas convicções, são elas que nos demonstram os caminhos e as lutas pelas quais devem permear nosso crescimento.

Reforçar a necessidade de uma economia verde para as cidades, a necessidade do consumo racional de energia e água, a segurança cotidiana, reforçar a insegurança jurídica e econômica que vivemos, a precariedade da educação e da saúde, a urgente liberdade para crescer, a necessária segurança pela vida, nada mais é do que afirmar a má qualidade do fertilizante que vem sendo utilizado para provocar o crescimento e fortalecimento de nossas raízes.

Serão as raízes que suportarão o peso da vida e que, suprirão no futuro, as carências e as necessidades básicas que tanto almejamos e merecemos.

Podemos expandir nossa interpretação até onde o desejo permitir, englobando nossas vivências e dificuldades, nossos conhecimentos e sabedoria, e assim, descortinaremos a precariedade das ações que atualmente permitem a pobreza das obras edificadas para suprir a carência da justiça social.

Plantar, cuidar e compartilhar frondosas árvores é não pensar apenas em si, mas considerar que o outro está no mesmo caminho que você e, portanto, se soubermos atender as necessidades mútuas, apoiando-se e respeitando-se poderemos nos mover na direção universal da igualdade de oportunidades e da proteção como um todo.

A árvore e sua simbologia, quando bem empregada, move as pessoas e muda o mundo!

Flávia Angelini.
Flávia Angelini
Enviado por Flávia Angelini em 06/03/2016
Alterado em 21/04/2016
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras